O que vamos assistir ?

Menos Que Nada
Poster do filme Menos Que Nada
Gênero: Drama
Duração: 95 min.
Origem: Brasil
Estreia: 20/07/2012
Direção: Carlos Gerbase
Roteiro: Carlos Gerbase e Arthur Schnitzler
Distribuidora: Prana Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2012




Sinopse
A trama de Menos que Nada gira em torno do tratamento de um doente mental internado há dez anos num hospital psiquiátrico, onde foi esquecido pela família, pelos amigos e pela sociedade. Esta temática, de alcance universal, proporcionará uma reflexão sobre a doença mental, que permanece como uma espécie de continente inexplorado e quase desconhecido, embora atinja parcela significativa da população brasileira.

Curiosidades
Lançamento simultâneo nos cinemas, internet, TV e DVD.

Menos Que Nada foi inspirado pelo conto O Diário de Redegonda, do médico e escritor austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931).

O orçamento de Menos Que Nada foi de 900 mil reais.

A leitura do ensaio de Freud "Delírios e Sonhos na Gradiva de Jensen", em que um conto é analisado a partir de ferramentas psicanalíticas, foi essencial para a conclusão da versão final do roteiro do filme.

Texto
Trata-se de um texto curto (oito páginas), mas de grande densidade dramática, em que Schnitzler conta a história de um escriturário que se apaixona perdidamente pela esposa de um militar e, sem qualquer possibilidade real de aproximar-se dela, constrói um universo imaginário para viver seu amor. 
Embora a trama original se passe na Viena do final do século 19, o conflito psicológico retratado é universal e atemporal, permitindo uma adaptação que dialoga com os espectadores cinematográficos contemporâneos. 
O estilo literário peculiar de Schnitzler, que mescla realismo e sonho, ação e devaneio, foi mantido em sua essência desde os primeiros tratamentos.




Para quem se interessar mais segue alguns links:




Espero que gostem desse filme brasileiro, é um drama muito forte voltado para doença mental o que me deixa um pouco depressiva, sendo assim aguardo a opinião de vocês !

Beijos
Raíssa Lis

Um comentário:

  1. Gostei, não estava sabendo sobre esse filme, mas fiquei com vontade de assistir agora! :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir