Os Espiões - Luis Fernando Verissimo

Os Espiões
Sinopse:
Luis Fernando Verissimo constrói, neste livro, uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério. Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letras de mãos trêmulas. Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Atormentado por sonhos românticos, esse boêmio frustrado com seu casamento, e infeliz no trabalho, decide tomar uma atitude - descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada. Na mitologia grega, ela ajuda Teseu a sair do labirinto. No entanto, o autor cria uma Ariadne ao contrário, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os espiões deste livro.

Resenha:

Um editor com ressaca, que naturalmente recusa todos os originais recebidos na segunda-feira, encontra um manuscrito que muda sua rotina. Ele é um homem acostumado a beber com os amigos nos finais de semana, cansado do emprego na pequena editora, da vida ao lado da mulher que a gordura consumiu com sua amada de 13 anos atrás, o filho com quem não trava nenhum diálogo e ao cão, Black, único que lhe compreende. 

O manuscrito vem acompanhando de algumas particularidades como o desenho de uma flor no lugar do pingo nos is, a letra trêmula e uma carta de uma suposta amiga intermediária não oficial da real escritora. Intitulado de “Ariadne”, nome da protagonista, as primeiras páginas revelam se tratar de uma autobiografia. Ariadne invoca a morte e tudo indica o livro ser o prenúncio de seu suicídio.

O editor logo apresenta a proposta ao chefe da editora, Marcito, um homem que não se importa com escritores e muito menos com direitos autorais, quer é ganhar dinheiro e comprar motos. As exigências da remetente do envelope é que o restante da história só seria enviado com um “sim” antecipado. O livro é aceito e com o revelar das memórias de Ariadne, todos entram em frenesi. São diversas as teorias para os mistérios que rondam a vida dessa mulher e dos moradores da cidade descrita, Frondosa. 

Decididos, o editor e seus amigos de boteco, montam a Operação Teseu com objetivo de infiltrar um deles na cidade e sondar a verdadeira história das famílias de Frondosa. Ariadne torna-se uma obsessão, principalmente a esse boêmio narrador.

Um professor de pré-vestibular e “poeta menor”, cujas técnicas de ensino beiram o ridículo, Joel Dubin, um intelectual com ideias duvidosas e teorias mirabolantes, professor Fortuna e um escritor que não recebe seus direitos autorais, Fulvio Edmar formam o grupo de Espiões junto do editor.

Somos guiados pela obstinação desse editor que vê em Ariadne uma esperança cega para uma incrível edição literária e a possibilidade de um romance. Ele quer salvá-la do marido impiedoso e leva os amigos para essa missão. 

Luis Fernando Verissimo nos apresenta um universo com raízes mitológicas, seu humor característico e personagens marcantes. Uma leitura rápida e indispensável. 

“Formei-me em Letras e na bebida busco esquecer.” Pág 7



Um comentário: