Bruxos e Bruxas - James Patterson

Bruxos e Bruxas

Sinopse:

No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Resenha:

A literatura infantojuvenil ganhou nos últimos anos publicações que expressam por alegorias as verdades sobre o nosso mundo. As bases governamentais, as destruições mundiais e a mera esperança na raça humana. As chamadas distopias lotaram as estantes de livros e o número de vendas extrapolaram os milhões, contrariando o material de consumo abolido por um governo totalitário, o livro. Quem não esbarrou por aí com as narrativas de Suzanne Collins, Veronica Roth ou retornou aos imortalizados George Orwell e Aldous Huxley.

Onde tem venda e faturamento, tem escritor querendo sair por cima de seus amigos. É o que James Patterson tenta fazer com sua nova série Bruxos e Bruxas. Escritor consagrado nos romances policiais com suas histórias para o Clube das Mulheres Contra o Crime e Alex Cross.

Aqui vale a tentativa, pois num enredo fraquíssimo Patterson nos deixa vagando na superficialidade da obra. Ele trabalha a “hesitação do leitor”, característica citada por Todorov sobre o Fantástico e essa possibilidade é que move o leitor a mudar as páginas. E muda mesmo, até de maneira compulsiva.

A recente reviravolta da vida dos jovens Wisty e Whit, aprisionados pela Nova Ordem, configura a narrativa. Essa mudança instantânea do mundo pode criar um mero desejo curioso que dura pouco nas descrições nada descritivas. Seus personagens não efetivam no enredo, nascem em pouquíssimas palavras e morrem na próxima linha.

“A Nova Ordem é um futuro brilhante! É um futuro que substitui as liberdades corruptas e ilusórias das chamadas democracias com uma disciplina muito maior. Foram necessários muitos e muitos anos de planejamento, cargos políticos estratégicos, pesquisas com rigor científico, comunicação precisa de mensagens importantes e eleições cuidadosamente monitoradas. Para esse momento raro da história da humanidade, aqueles com valores e princípios estão capacitados a fazer o que é melhor. E parte desse melhor, claro, é tomar as medidas necessárias para eliminar dos depravados, os criminosos e todos aqueles que ameaçam a prosperidade e a supremacia da Nova Ordem.”

Wisty e Whit, uma bruxa e um bruxo, e as demais criança são uma ameaça a esse novo governo de um mundo que ainda mora na cabeça do autor e que o mesmo não conseguiu passar para o papel.

O que funciona no livro é todo o seu exterior, seu visual e as manobras de divulgação que empreendidas sobre os conceitos da Nova Ordem possibilitam refletir e provocar a curiosidade de um leitor sedento por uma boa história. A Novo Conceito, responsável pela tradução no Brasil, não deixou a desejar e os blogueiros parceiros da editora entraram em uma brincadeira de investigação e segredos.
Por fim, Patterson ainda deixa um glossário com alguns significados de termos ditos durante a história e listas de materiais proibidos pela Nova Ordem. Entre os livros proibidos, o autor faz questão de mudar o nome de grandes obras da literatura, como por exemplo, Harry Podre e a Ordem dos Idiotas, Edragão, O Rebatedor nos Campos de Trigo entre outras. (Patterson não mede seu senso irônico e parece-me um tanto quanto ridículo).




4 comentários:

  1. kkkkkkkkkk!
    Também não achei nada demais no livro!
    Mas,,,
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Isso é sério??
    O livro não me parece tão bom... ><
    Eu indiquei uma tag para você. http://garotaeseuslivros.blogspot.com/2013/10/tag-respondidas.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Poxa sério mesmo 1 estrela tinha tanta curiosidade em ler o livro que fiquei com pé atrás, e ainda por que saiu o segundo livro da sério O Dom que chama atenção pela capa, porém acho que James não foi muito feliz nessa série não é mesmo!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bom? Vim visitar seu cantinho, por indicação da Dani Casquet.
    Agora com relação a resenha. É sério que o enredo é tão fraco??? Não to acreditando, ganhei ele estou com a expectativa super alta, agora quando for ler, vou com menos sede ao pote.
    Mas o que importa é que foi sincera em sua resenha e agora saiu dom para me deixar mais doida!

    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir