Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Jardim de Inverno
Sinopse: 
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Resenha:
Nesse livro conhecemos Meredith e Nina, que desde crianças tem uma relação muito difícil com a mãe, uma mulher fria  e distante que não se comovia com nenhum ato de amor das filhas. Um pai muito amoroso responsável pela união da família, já que Anya só ficava perto das filhas para contar uma única história de uma princesa russa, mas que nunca tinha final.

Meredith casou com seu primeiro namorado Jeff, um amigo da escola, e acabou ficando na cidade natal ajudando a cuidar dos negócios da família junto do pai. Nina se tornou uma grande fotografa e foi morar pelo mundo, explorando muitos lugares, não se prende a nenhum lugar e muito menos a ninguém, nem mesmo ao seu namorado Danny  . A vida seguia, um bom relacionamento das filhas com o pai e uma mãe nunca presente.

Em um dia Evan, tem um ataque cardíaco e o seu ultimo pedido é que as filhas conhecessem a mãe. Uma missão quase impossível para as meninas que não tinham uma boa relação com a mãe. As três mulheres tentam fugir dessa complicada situação, dando voltas e perdendo oportunidades para se entenderem. O medo é uma constante, para não magoar uma as outras com pequenas palavras ou simples gestos.

É uma historia comovente com muitos sentimentos profundos e três mulheres diferentes. A autora consegue nos inserir na história, ficamos tristes, sentimos raiva, e nos surpreendemos muito com o desvendar do grande segredo de Anya.



11 comentários:

  1. Olá, só estou passando para avisar que eu nunca recebi o livro da Promoção Arraiá Julino (Para sempre) do Blog Universo de Leitura da Jô (http://joaninha-lovebooks.blogspot.com.br/2013/07/promocao-arraia-julino.html). Aviso para que saibam que fazer parceria de sorteios com esse blog não é muito legal afinal não tem comprometimento com os leitores. Desde já desculpe alguma coisa, mas precisava avisar.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de histórias que misturam várias gerações (mão e filha, etc) e fiquei curioso sobre o livro. Na literatura, inverno está associado à morte, desconhecido, escuridão e por aí viu. Quando leio o título da obra só consigo pensar nisso... Um Jardim de Escuridão.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, não podia passar o natal e ano novo sem passar aqui nesse blog mega fofo que adoro, mesmo vc afasta por um tempinho sempre venho aqui. Espero 2014 chegue pra cheio de prosperidade e um mega tempão para vc dedicar ao blog!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir