Tortura cor de rosa - Por que as meninas também sabem ser cruéis
Lycia Barros
Sinopse - Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"
Resenha:
O que dizer dos livros da Lycia Barros. Não tem como não amar, sempre aprendemos alguma coisa e levamos isso de lição para toda vida. O livro é bem fininho, com uma leitura muito fácil e tranquila.
Ava sempre foi uma menina tímida e com poucas amizades já que o trabalho do pai exigia uma constante mudança de cidades, então quando estava quase fazendo novas amizades se mudava de cidade. Acostumada com todas essas mudanças, Ava aprendeu a viver em seu próprio mundo passando despercebida por todos chegando quase a ser invisível.
Em São Paulo sua nova cidade, Ava se vê mais uma vez em uma escola desconhecida e sem amigos, já no primeiro dia de aula acaba discutindo com uma das garotas mais populares da escola: Jaqueline.
Por ser popular Jaqueline se acha dona da verdade e por isso não se importa em humilhar as pessoas para conseguir o que quer e fazer o que bem entende.
Ava conhece Yoshie uma grande companheira e amiga que vai ajudar em muito Ava nessa nova etapa de fazer amizades em uma escola nova e mantê-la sempre alerta aos perigos do grupo de Jaqueline.
Sem perceber, Ava se interessa pela grande paixão de Jaqueline e ,claro como sempre, disputam a tapas a atenção e o amor desse menino.
O livro trata de um assunto muito delicado que, acredito eu, todos nós passamos por isso quando estávamos na escola primária: o bullying. Um assunto sério que em muitos casos pode trazer grandes consequências.
Adorei a forma como Ava conseguiu superar tudo mesmo sendo uma adolescente de 14 anos, recomendo o livro, alias os livros da Lycia sempre são recomendados por aqui.
Espero que tenham gostado e aguardo os comentários !
Beijos
Raíssa Lis
Este livro parece ser muito bom! Já ouvi falar muito bem dos livros da Lycia Barros, e este trata de um tema bem atual e importante! Fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirBjuss
Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/
Olá!
ResponderExcluirO assunto deste livro chamou muito minha atenção, parece ser muito bom!
O título e a capa são interessantes!!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2012/03/respondendo-memes.html